segunda-feira, 25 de julho de 2016

Prosperidade em Grãos - A Espelta

Prosperidade em Grãos
A Espelta
Receita de Pão de Espelta com Yogurte
Espelta: grão pouco conhecido, mas tão antigo quanto à história da humanidade

É ótimo para ser usado em saladas e no arroz.
Fonte de vitaminas B (riboflavina, niacina e tiamina), contém também ferro e cobre, a desconhecida Espelta, ou trigo vermelho (triticum spelta) é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo.

Primeiro grão usado para fazer pães, é citado até na Bíblia. Foi amplamente consumido em algumas localidades da Europa, desde a Idade do Bronze até a Idade Média, mas teve o consumo bem reduzido com o decorrer dos anos, sendo cultivado apenas em alguns países na Europa Central – em especial na Itália, onde é conhecida como “farro”. A Alemanha e a Suíça são hoje os seus maiores produtores e consumidores.

Contém aproximadamente 57,9% de carboidratos, 17% de proteínas e 3% de gorduras. De sabor intenso e característico, o trigo espelta é chamado de o "trigo rústico" e é também rico em fibras e fósforo. Os grãos podem ser usados no preparo de saladas e no arroz, auxiliando assim para uma alimentação equilibrada e saudável.

Tem um alto conteúdo em niacina. De fato, 100 gramas de farinha de espelta contêm até 5,5 miligramas desta substância, que também é chamada de vitamina B3. Isso é 5% mais que a farinha de trigo. Segundo alguns estudos científicos, a quantidade diária de niacina recomendada é de 20 miligramas, por isso 100 gramas são 27,5% desta quantidade que precisamos.
Assim como outras vitaminas do grupo B, a vitamina B3 ajuda-nos no metabolismo energético, a produzir os hormônios sexuais e do estresse nas glândulas suprarrenais, melhorar a circulação e a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

É rica em minerais. Comparada com a farinha de trigo, a farinha de espelta tem mais conteúdo de minerais como o cobre, o ferro, o zinco, o magnésio e o fósforo. Todos estes elementos ajudam o nosso organismo a realizar muitas funções e apoiam de forma saudável o sistema nervoso, cardiovascular, esquelético e imunológico. Além de minerais, também contém muitas vitaminas, especialmente do grupo B e E.
É um alimento altamente energético, pois os seus nutrientes principais são os carboidratos ainda que, além disso, contribuía com menos calorias que a farinha clássica de trigo. Destacam-se também as suas grandes quantidades de proteínas de elevado valor biológico, com aminoácidos como a lisina, escassa em outros cereais.
Ao conter zinco, tem propriedades cardiovasculares. Melhora o fluxo sanguíneo e o funcionamento dos vasos sanguíneos no geral. O seu conteúdo em magnésio e ácido silícico também melhoram a circulação do sangue e o nosso sistema imunológico, além de alimentar os nossos tecidos. O magnésio em particular ajuda a combater a insônia.
As pessoas alérgicas ao trigo ou ao glúten melhoram consideravelmente a sua qualidade de vida ao trocar o trigo pela espelta. No entanto, a farinha de espelta está proibida para as pessoas celíacas, devido ao seu conteúdo em glúten.

Outro dos benefícios da farinha de espelta é que contém muita fibra solúvel que nos ajuda a emagrecer, já que melhora o trânsito intestinal, evita o acúmulo de gordura e combate a prisão de ventre.
O cérebro também agradecerá o consumo da farinha de espelta, pois é rica em ácidos graxos essenciais, muito importantes para o bom funcionamento cerebral.

Receita de Pão com Farinha de Espelta Integral
E Yogurte Natural.
Ingredientes para um pão de forma.
500 gramas de farinha integral de Espelta, algo mais para trabalhar o pão
7,5 gramas de sal marinho
1/2 cubo de fermento
Uma pitada de açúcar
90 ml de Yogurte Natural

1 - Coloque a farinha de Espelta em uma bacia e misture com o sal. Dissolva o fermento em 225 ml de água morna, adicionando a pitada de açúcar.
2 - Adicione o yogurte e todos os outros ingredientes, e vá amassando com a mão, até a massa ficar homogênea, se necessário adicione mais farinha, ou mais água.
Cubra a tigela com um pano úmido e deixe a massa crescer por duas horas em ambiente quente
3 - Pré-aqueça o forno. Trabalhe a massa em uma superfície com farinha e amasse bem com as mãos, coloque a massa na forma untada deixando a massa descansar por 15 min antes de colocar para assar.
4 - Asse o pão por 45- 60 min, cuidando pois o tempo de assado dependerá do forno utilizado. Para fornos elétricos: Pré- aquecer a 200 graus celsius sem ventilador.

Fontes de Pesquisa:
http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_saude&id_mat=187
Mein LandRezept - Brot Backen, pág 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário